segunda-feira, 20 de julho de 2015

O pragmatismo Corinthiano

Caros semi-alcoólatras,

Nos últimos três anos, creio que o Corinthians é o time que vem apresentando um dos melhores futebol do mundo. Sim, um time que se figura entre os melhores. Claro, não vamos exagerar dizendo que eles têm que disputar Champions League (afinal, acredito que a libertadores é mais difícil: os times são mais parelhos), contudo é um time que não empolga. Por quê?

O time foi montado por Tite, um dos técnicos mais aclamado do Brasil, e que de fato é um grande treinador. Mas, recentemente, saiu uma lista dos melhores 50 técnicos do mundo. O nome do treinador alvi-negro não foi citado. Ainda assim, o Corinthians é o melhor time da atualidade. Por quê?

Tite: Excelente técnico. Mais até onde o seu pragmatismo vai? Mas se tem alguém capaz de sair desse pragmatismo, é ele.

Antes de mais nada, vou tentar esclarecer aos mais leigos em um resumo do modo tático corinthiano: independente da formação, compactação. Geralmente uma linha de 4 defensores, infiltração pelas laterais do campo, e a presença de um elemento surpresa. Além disso, o poder de marcação do time é praticamente perfeito. Isso, é muito graças a compactação, que não dá muito espaço para o time adversário. Em suma, defende todo mundo, ataca todo mundo.

Porém, esse time joga do mesmo jeito a 3 anos. No primeiro, foi brilhante! Brasileiro, libertadores e mundial de modo brilhante. Mas creio que você torcedor corinthiano, há de concordar comigo que teve times melhores. O time de 1998/1999, o da década de 1980, enfim, times que conquistaram títulos importantes, mas não o tão sonhado título continental sul americano.

Esse, para mim, foi o melhor Corinthians que vi jogar. Era uma seleção!

E em todo jogo, se vê o time jogando do mesmo modo, o que não empolga. Mas claro, dá resultado. Perfeito para pontos corridos, e pode ser muito bem sucedido em "mata-matas". Mas todo mundo, inclusive o torcedor alvi-negro, está careca de saber como o seu time joga.

Na teoria, Tite foi fazer uma espécie de intercâmbio na gringa, blululu. Mas na boa, cadê a renovação? Pensei que teríamos novidades táticas para o time da Marginal Tietê s/nº nesse ano, mas ainda assim, a mesmice segue presente.

Finalizando, o Corinthians têm um time bom, um bom treinador, mas segue jogando o mesmo, e tem sucesso. Mas até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário