quinta-feira, 16 de julho de 2015

Shot - Eurico Miranda

Caros ébrios, 

Quem gosta daquela bebida destilada, vulgo quente, toma uma dose de whisk, cachaça, tequila, etc., em um gole só. Isso se chama de shot. É difícil de descer essas "talagadas" de álcool de uma só vez.

Acontece, que em diversas áreas há o shot. Aquele chefe mala pra caralho, o ex da sua mina/mino enchendo o saco dele/dela, sogro/sogra, etc.

E no futebol, temos alguns personagens difíceis de engolir, desde o jogador pereba, ao presidente do seu clube.

E hoje, falaremos do todo poderoso, o mun-rá do futebol, essa criatura que mais parece um Perón no futebol, o "amigo" do vascaíno Eurico Miranda.

Uma das melhores charges sobre o Euricão: políticos vibrando a sua volta ao futebol do Vasco da Gama. Muitos interesses por trás, não?

Para começar a história de filha da putagem deste nobre homem, vou voltar para 1987. Os times grandes, se organizaram e fundaram uma segunda via da CBF para conseguirem andar com as próprias pernas, pois desde sempre, a CBF nunca foi, digamos, algo confiável. Com isso, foi criado o famoso Clube dos 13, no qual organizaram um campeonato brasileiro chamado Copa União. De um lado, o Clube dos 13 organizou uma espécie de Série A (módulo verde), e a CBF uma espécie de Série B (módulo amarelo).

Contudo, a CBF queria que o final fosse realizado entre o vencedor de cada módulo. Claro, o Clube dos 13 não concordou com isso, e em uma reunião, concordaram em não assinar o contrato. Mas alguém traiu o movimento, véi! E adivinha quem foi? O senhor Eurico Miranda, foi a CBF e assinou o acordo, sem a autorização dos demais clubes.

Como acordo, os demais do Clube dos 13, combinaram que quem ganhasse não disputaria essa final. E foi feito. Flamengo não jogou a suposta final em 87, e para a CBF, o campeão por W.O. foi o Sport (clube que adoro, mas não foi o verdadeiro campeão de 87). Até hoje, se tem a chacota. Mas se alguém deu esse título ao Sport, foi o pilantra do Eurico.

Algo semelhante aconteceu em 2000, quando o torneio João Havelange, que foi o campeonato brasileiro daquele ano, o Vasco da Gama, com um excelente time se sagrou campeão contra a sensação daquele campeonato, o São Caetano. Contudo, Eurico esteve presente na manobra política que fez com que o campeonato mudasse de configuração naquela época, e ajudou o seu rival Fluminense e o próprio time do ABC paulista a voltarem para a elite do futebol.

E no início do ano, enquanto dirigentes de Flamengo e Fluminense lutavam por um novo campeonato carioca, que de fato precisa de uma mudança de ares, Eurico se posicionou junto à FERJ (Federação de futebol carioca), o que por coincidência, o campeonato foi conquistado pelo fraquíssimo time do cruz maltino.

Eurico e seu fiel escudeiro: seu charuto. 
Enfim, esses são apenas alguns exemplos do poder de Eurico nos bastidores. Sempre, ele teve discursos fortes, se colocando a frente do próprio Vasco, se dizendo responder apenas pelo direito do seu time. 

Mas se existe alguns culpados pela situação dos clubes que vivemos hoje no futebol brasileiro, esse cara tem muita culpa no cartório. A que preço vale a glória do seu clube? Hoje, vemos a situação do Gigante da Colina, e creio que o torcedor não se encontra muito orgulhoso. Um time de tantas glórias, ficou a mercê de interesses políticos, brigas idiotas nos bastidores favorecendo interesses próprios e da CBF.

Por isso, Eurico Miranda é o Shot de hoje. Um cara difícil de engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário